Vírus HTLV: o que é e como se proteger

HTLV: Imagem de Freepik.

HTLV: Imagem de Freepik.

Avalie esse post

Muita gente não conhece esse vírus que pode ser transmitido por via sexual ou através da amamentação. Saiba mais, no artigo a seguir.

O que é HTLV?

HTLV é a sigla em inglês para Vírus Humano Linfotrópico T. Isso significa que esse vírus infecta as células de defesa chamadas linfócitos T, da mesma forma que o vírus HIV.

HTLV é mesma coisa que HIV?

Não! Apesar de ter algumas semelhanças, os sintomas causados pelos dois vírus são bem diferentes. Enquanto o HIV promove a destruição desses linfócitos T, o HTLV pode causar sua multiplicação desenfreada.

Como ocorre a transmissão do HTLV?

A principal forma de transmissão desse vírus é através da amamentação, mas ela também pode ocorrer durante a gestação ou o parto, da mãe para o bebê. Outras formas de transmissão são a relação sexual e o contato com o sangue ou compartilhamento de agulhas entre pessoas infectadas.

O que a infecção pelo HTLV causa?

Na maioria dos casos, a infecção fica assintomática, mas ela também pode causar algumas doenças,  sendo as mais comuns a Leucemia/Linfoma de células T do adulto e a Mielopatia desmielinizante associada ao HTLV-1.

É possível ainda o desenvolvimento de outras manifestações,  como dermatites, alterações nos olhos, na produção de saliva e lágrimas, na tireoide, músculos e articulações. Essas alterações ocorrem também em outras doenças, mas podem estar presentes na infecção pelo HTLV-1.

Quais são os sintomas do HTLV?

Os sintomas irão variar de acordo com a condição desenvolvida. É possível também permanecer sem sintomas.

A Leucemia/linfoma de células T do adulto ocorre em 3 a 5% dos casos e pode causar sintomas variados. Entre os sintomas, estão ínguas pelo corpo, aumento do tamanho do fígado, alterações na pele e alterações nas células do sangue.

A mielopatia associada ao HTLV ocorre em 5% dos casos e pode levar a dificuldades para caminhar e mexer as pernas, para ter ereção e para conter a urina, assim como a alteração da sensibilidade das pernas.

Em caso de outras manifestações, outros sintomas específicos pode ser observados.

Como é feito o diagnóstico do HTLV?

O diagnóstico é feito através de sorologia coletada em exame de sangue e deve estar incluído nos rastreios de exames de pré-natal.

Como é o tratamento do HTLV?

O tratamento normalmente é realizado de acordo com os sintomas desenvolvidos em cada caso. Não há ainda um tratamento padronizado direcionado à infecção em si e ou à prevenção de aparecimento dos sintomas nas pessoas que vivem com HTLV.

É possível prevenir a transmissão da infecção?

Sim! É fundamental realizar o rastreio do HTLV durante o pré-natal para que a gestante saiba que é contraindicado amamentar neste caso. Isso diminui consideravelmente as chances de transmissão para o bebê.

Além disso, o uso de preservativo previne a transmissão por via sexual, assim como a testagem em bancos de sangue e o não compartilhamento de seringas. As puérperas com HTLV devem receber medicamento (cabergolina) para a inibição da produção de leite ainda na maternidade. O SUS disponibiliza fórmula láctea para os bebês de mães com HTLV.

Ainda tem dúvidas? Marque uma consulta: aqui você encontra os melhores profissionais da sua região

Carolina Caldas: Médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Médica de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  CRM 520107347-8