Saiba como se prevenir e conheça os principais sintomas da intoxicação por metanol
O que é metanol?
O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico, utilizado na adulteração do combustível etanol, em fluidos limpadores de parabrisa e misturas de solventes. Entretanto, pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas e contaminadas, e pode ser letal caso seja ingerido.
O que a intoxicação por metanol causa?
Após passar pelo fígado, o metanol é metabolizado e transformado em ácido fórmico. Esse ácido modifica o pH do corpo, causando o que chamamos de acidose metabólica, e essa condição prejudica o funcionamento de vários órgãos.
Quais são os sintomas?
Os primeiros sintomas podem ser confundidos com os da embriaguez, como dor de cabeça, enjôo, vômitos, dor na barriga, tontura.
Algumas horas depois começam os sintomas relacionados à acidose, como coração e respiração acelerados, arritmia, pressão baixa, dor forte na barriga, confusão mental, convulsões, desmaio, coma.
Podem ocorrer, ainda, alterações visuais, como visão dupla, esbranquiçada, borrada ou cegueira.
O que fazer em caso de suspeita de intoxicação por metanol?
A intoxicação costuma acontecer de forma acidental, através da ingestão de bebidas adulteradas contaminadas.
Caso você ou alguém que você conhece apresente os sintomas relatados, procure imediatamente uma emergência e relate que tipo de bebida foi ingerida.
Se não for possível se deslocar com segurança até um hospital, ligue para o SAMU através do 192.
É possível evitar a intoxicação por metanol?
A principal medida a ser tomada é nunca ingerir bebidas de procedência duvidosa. Priorize o consumo em estabelecimentos confiáveis.